sexta-feira, 2 de julho de 2010

MR




Estava pensando em algo para postar aqui no blog e isso de minha parte requer alguns cuidados:
Postar algo interessante e não falar baboseiras, são algumas das preocupações.

Acho que a idéia final deste blog é aproveitar o espaço e discutir, trocar informações sobre arte em geral. Música, dança,pintura,etc. E o não querer ser comum me traz o incentivo de dividir isso com pessoas que possam se interessas por este tipo de material.

Pois bem, estes dias estava ouvindo uma das cantoras que mais admiro no nosso cenário nacional,a Maria Rita.

A quem me conhece e/ou tem acompanhado as atualizações das postagens sabem que sempre gostei muito de MPB e valorizo não apenas os grandes nomes, estes que fizeram da música popular brasileira algo invejado por todo o mundo como Elis Regina,Tom Jobim,Caetano, Maria Bethânia, mas também os sucessores...os irmãos Pedro Mariano e a Maria Rita, Adriana Calcanhotto, Cazuza, Djavan, Jorge Vercilo, Seu Jorge...

Até aqui podemos notar uma coisa: citei a família da Elis Regina e seus filhos e eis o material que descobri essa semana.

Maria Rita certo dia,no programa Altas Horas foi questionada quanto sua "entrega ao samba" ( termo utilizado pela jovem que fez uma pergunta ) e , como sempre as comparações que vêm com a sua mãe e a Maria teve todo cuidado de dizer que o seu último trabalho "Samba Meu" não marca uma mudança no seu estilo e procurou em todos os lugares fazer o seu trabalho, a sua arte SEM ligar-se ao "peso" de ser filha de quem é.

A verdade é que Maria é formada em Comunicação Social e não pensava em ser cantora, logo pode-se "cortar o cordão umbilical". A jovem sempre teve sua opnião formada e não seguiu nenhum tipo de determinismo biológico.

É... "filho de peixe..." ..."nem sempre peixinho é!!!"

Passei a admirá-la desde o primeiro cd com seu próprio nome como tema, lançado em setembro de 2003. Primeiro trabalho e este a quem lhe rendeu variados prêmios , tais como o Grammy Latino,Melhor Álbum da MPB, dentre outros. Adorava dormir ao som de "Santa Chuva" e "Não Vale a Pena".
Alvo de reconhecimento do público e da crítica, num álbum que apesar de certas semelhanças na voz e no cantar, não ouvia muito Elis não.

Ultimamente ela fez um trabalho voltado pro samba , que diga-se de passagem ficou SENSACIONAL, mas não tratou-se de apegar-se ao passado e usufruir do status de ser filha de quem é para promover-se. Acho que isso ,tanto ela quanto o irmão fizeram muito bem. Pedro Camargo não tem exatamente NADA a ver com o que a mãe produziu, mas o que cantam ele e sua irmã, o fazem com perfeição e é isso, independente de serem filhos de grandes nomes da MPB, os artistas de hoje do nosso país contribuem significativamente para a nossa cultura com letras, ritmo,estilo que só a nossa MPB tem.

3 comentários:

Perony Nogueira disse...

Cara. Maria Rita é um exemplo de cantora, com uma voz maravilhosa e que deixa qualquer outra cantora boquiaberta quando a ouve cantar. Eu sei bem sobre os comentários que rolam sobre ela querer ser uma "réplica" da Elis, mas de boa, eu vejo como certa inveja das pessoas. "Ah, não acho que ela deveria ter mudado o estilo". Então as pessoas não podem mais alternar nas coisas que cantam? Samba, Bossa, Chorinho... Tudo isso é MPB, né? Só sei que eu AMO demais essa mulher e ela faria muita falta se não existisse. Canta MUITO hein. HAHA

Unknown disse...

"Falou" muito bem a cerca de Maria Rita. E sobre Pedro Camargo Mariano, quem não conhece o seu trabalho,deveria conhecer.Mais um ótimo cantor , compositor e arranjador(a exemplo de seu pai) que faz mais sucesso no exterior do que aqui. Se não me engano isso também aconteceu com Seu Jorge - entre outros - ... Por que será ?!

Inês Daskoski disse...

Realmente a voz desta mulher é DELICIOSA para ouvir. Serve de inspiração para muita coisa, como temos o exemplo do próprio Johnny que diz adorar dormir ao som de "Santa Chuva" e "Não Vale a Pena".

Parabéns pelo blog!

Beijos