sexta-feira, 25 de junho de 2010

"edmottês"


"Vamos respeitar!"

(risos)-...porque falar de Ed Motta não é lá tão fácil assim.
Quando perguntam pra mim um músico que admiro, a resposta é automática: ED MOTTA!
Sobrinho do Tim, outro músico fantástico que já nos deixou, com aquela voz grave, aquelas músicas dancing e porque não , sua irreverência (que o tornavam "singular" digamos assim.)

Vejo o Ed como um dos artistas que são "abafados". Voltaram-se para produzirem o que sentem, o que querem, enfim... não se vendem para o mercado e suas tendências.
Poderíamos discutir aqui durante um bom tempo sobre estes artistas que se venderam ou não. Você conhece a Céu? Conhece Planet Hemp? João Sabiá, Luiz Melodia,... Cara até o Jorge Ben, que tem uma bagagem incomensurável é um artista que eu não o vejo recebendo seu devido valor.

Ed Motta, no ano de 2002 lançou o que pode se dizer o seu "the best of" , com o trabalho "Dwitza", explorando e esbanjando técnicas , não se esquecendo da musicalidade,sentimentos,enfim. E o próprio reconheceu isso por se tratar de um cd em que ele se destacou da necessidade que um artista tem de vender (até mesmo para que se propague e se mantenha no mercado), para mostrar do que é feito o Ed. Músicas não apenas com letras, como um suposto francês (confiram a música "Valse au Beurre Blanc". Não! Não é francês e sim invensões do Ed! Me corrijam se eu estiver errado, mas o próprio Jô Soares o questionou por isso!).
(risos)
Acho que vou tirar um dia pra falar do Gordo (Jô Soares) também. Outra figuraça!

Em Dwitza, vejo o Ed. Isso é o que também me faz admirá-lo e daí pode-se tirar um ensino não meramente musical.

No ano de 2008,a música "Amalgasantos" recebeu uma nova interpretação de um grupo de jazz, Chris Greene Quartet. A quem interessar possa:


Ah, mas também escutem o Ed!


obs: no vídeo do ed, ele mudou o nome da música para "Dwitza Overture", para a gração do seu dvd "Poptical" , onde acrescentou na guitarra o pedal de vocoder a quem sabe muito bem utilizá-lo, Paulinho Guitarra.


O Ed, sempre em procura do novo, tem o costume de variar sua banda. Com ele já passaram músicos da pesada , como Arthur Maia e há pouco tempo mudou novamente a formação da banda. Saíram o baterista, Renato Massa, o baixista Alberto Continentino, Rafael Vernet e entraram uma rapaziada que ainda não identifiquei. ( magoei ) Cara, como eu gostava da antiga formação...

Ah! E as influências?

Hermeto Pascoal , Chico Buarque, Edu Lobo, All Green, Earth, Wind of Fire, Stevie Wonder, John Coltrane,... Bom,só daí fomos à MPB, soul e ao jazz. Este último eu poderia citar outras referências, porém já seria uma turnê, pois ele tem o costume de escutar jazz de todas as partes do mundo. Jazz tcheco, húngaro, japonês,... e por aí vai. Fora os vinhos, né? Ah... , os vinhos! Ed é um bom entendedor do vinho. Inclusive, ele tem um blog sobre a bebida , o Blogustação! (risos) magnífico!




Um comentário:

Perony Nogueira disse...

Cara. Seu post é muito maneiro. Simplesmente magnífico. Está de super parabéns, fatão. É difícil vermos os jovens, nos dias de hoje, valorizando uma cultura tão linda quanto a nossa: Cultura Popular Brasileira e quando vemos, acabamos que nem acreditamos, né? Bom, sem muitas delongas, passei apenas pra dizer que tá muito show o blog. Continue atualizando que eu vou sempre ler aqui... Hahahaha... O meu blog está super desatualizado, mas eu devo postar nele hoje, se quiser ver dispois... (http://valsadasolidao.blogspot.com/)