sábado, 12 de junho de 2010

A Benção Baden !

Há uns anos atrás esbarrei com uns alunos, flautistas do projeto PRO ARTE em Niterói,incentivados pela PETROBRAS na educação musical por meio de um dos instrumentos mais antigos da humanidade, a flauta doce. Traziam consigo um repertório rico de história do violão popular brasileiro.
Vinha da Villa-Lobos, após uma "aula". Era pra ser aula de escrita musical, lembro bem, porém fiquei no terraço do prédio, no Café do Villa, conversando com o professor Mauro Wermeillinger ao som de um aluno que também chamou atenção, tocando seu violão de 7 cordas com bojo de Di Giorgio e um braço encomendado da França e no final disso tudo , um som sem igual! ( até hoje consigo ouvir aquela peça barroca do século XV, no qual tocava).
Em 1961, especificamente encontra-se em Baden Powell um "divisor de águas", assim dito pelos próprios alunos, pois até esta época não se tocava violão como ele.
Vale ressaltar que Baden teve a honra de ter a companhia das melhores,estando sempre com Vinícius de Moraes,Pixinguinha, dentre outros chorões e sambistas da antiga.
Com o passar do tempo conviveu também com o pessoal da Bossa Nova, adquirindo assim um vasto conhecimento e originalidade de quem compôs belos trabalhos como "Samba da Benção","Violão Vadio", "Apelo", dentre outras grandes.
Lembrar do samba, da bossa pra mim é fácil lembrar dos nomes mais comuns,mais falados como João Gilberto, Jobim, Elis,... porém peço "A Benção Baden" para falar de tão requintado estilo,desse chorão abafado.

3 comentários:

Bia disse...

Excelente texto...
Adorei seu blog
*-*
bjos

Avelino Junior disse...

texto bem elaborado. conseguiu me transportar para a cena. ouvi os acordes tocados por este rapaz acima citado.

Unknown disse...

Esses dias estava ouvindo uma musica: "Tempo de amor" não sei ao certo se é de Baden ou Vinicios mas,de qualquer forma vale a dica. Ouvi na voz de Clara sandroni.