terça-feira, 15 de junho de 2010

Bossa Nova


Até os dias atuais há uma discussão sobre quem inventou, quem é o "pai" da bossa nova.
Essa expressão rítmica maravilhosa que encanta o mundo( ou ao menos aos que são resistentes ao material que é comercializado hoje ), vindo da zona sul com a mistura de nada mais ,nada menos do samba sem os instrumentos de percussão e o jazz, onde a princípio foi-se divulgar o novo, porém recebeu a influência deste também fascinante estilo musical, acrescentando assim acordes mais trabalhados, não limitando-se às tríades e tetracordes.
João Gilberto sendo ou não o "pai" da bossa, com certeza foi um cantor singular onde suas canções soam como fala,como conversa. Não há vibrato, não há "firulas",...Uma levada sincopada, assim não se importando com a marcação dos compassos é o diferencial. Como diria um amigo músico:" O João não canta, ele conversa. A diferença é que ele faz isso com um violão a colo."
Desde os 14-15 anos fui ensinado a escutar jazz, por alguns músicos (muito bons ,diga-se de passagem). Naquela idade perguntavam:" Johnny, vai fazer o quê hoje a tarde?" e a resposta era: "Vou jogar bola!", quando um deles disse :"VAI ESTUDAR! VAI ESCUTAR JAZZ ! JAZZ ! JAZZ,CARA!".
Foi como lavagem cerebral aquilo. Ele colocou a testa dele na minha cabeça, fixava os olhos em mim quando disse isso.
Bom, não é que deu certo? Passei a pesquisar alguns nomes e esbarrei com Louis Armstrong, Thelonious Monk, Norah Jones, Diana Krall, Miles Davis,John Coltrane,...
É bom escutar esses ritmos que trazem uma história,uma cultura e não são meramente comerciais, como o que se ouve por aí e acompanhar as influências que ambos fazem nos demais estilos.


Bom, por enquanto é isso.
Recomendo que ouçam "Una Mujer" e notarão perfeitamente o que digo.
E, um fato interessante é a fama de perfeccionista. Ouvi dizer que o João não gosta de celulares tocando durante as suas apresentações, não gosta de ar-condicionado barulhentos, etc. rs

É ou não é o pai?



"La mujer que
Al amor no se asoma
No merece llamarse mujer ..."

2 comentários:

Avelino Junior disse...

Quero deixar minha dica de hj. em se tratando de samba e em tempo de copa do mundo de futebol, recomendo que escutem "doutor em futebol" de Moreira da Silva. um primor!!!

Unknown disse...

Pra todo mundo que se interessa, "Chega de Saudade" do Ruy Castro. Um livro maravilhoso sobre a história e as histórias da bossa nova.